BL (Boys Love) e GL (Girls Love) são subgêneros dos doramas que exploram o romance entre personagens do mesmo gênero (homens nos doramas BL e mulheres nos doramas GL).
Mais amplamente, muitos doramas BL e GL também abordam relacionamentos bisexual, pansexual, entre outros.
Eu sei que você quer saber mais detalhes, mas, antes, uma pequena contextualização é interessante, então não pule os próximos parágrafos.
O termo “dorama” nasceu no Japão para se referir às novelas e séries dramatizadas de lá. Só que, com o tempo, a palavra se popularizou para qualquer série asiática, incluindo as coreanas, os famosos k-dramas.
Ou seja: dorama é uma coisa, k-drama é outra. Dorama vem, originalmente, do Japão; k-drama, da Coreia do Sul.
No artigo de hoje, usarei o termo “dorama” para todas as produções, porque é assim que as pessoas costumam pesquisar.
O que é o gênero BL nos doramas?
O termo BL, que significa “Amor entre Garotos” ou “Boys Love”, retrata o romances entre homens.
O subgênero surgiu na década de 1960 no Japão, mas foi somente nos anos 1990 que se popularizou em mangás e produções audiovisuais, inclusive em outros países asiáticos.
A partir de 2003, com a publicação de obras em inglês, o gênero transcendeu fronteiras e conquistou fãs em todo o mundo, especialmente no Brasil.
A Tailândia se consolida como um dos principais polos de produção e consumo de BL atualmente.
Minha indicação de dorama BL: Method

“Lá vem a Giovanna de novo com Park Sung-woong.”
Sim, você acertou!
Minha indicação de dorama BL não poderia ser outra a não ser “Method”, um filme sul-coreano que é uma das obras mais sensíveis e gostosas que já assisti.
- Sinopse: O veterano ator Jae-ha (Park Sung-woong) estrela uma peça teatral BL ao lado do ator ídolo novato Young-woo (Oh Seung-hoon) cuja atitude não está agradando Jae-ha, um ator de método e muito profissional. Após alguns ensaios, eles se tornam mais próximos, a ponto da linha entre a realidade e a peça começar a se confundir.
- Origem: Coreia do Sul
- Ano de lançamento: 2017
- Formato: filme (82 min)
Park Sung-woong é de outro mundo. Não vou me estender demais na avaliação porque não quero me empolgar e soltar um spoiler sem querer.
Achei tocante, delicada e muito sedutora a forma como a atração entre os personagens vai crescendo ao longo do filme, mas especialmente da parte do Jae-ha.
Aliás, o jeito que ele olha para o Young-woo… Repito: Park Sung-woong é simplesmente de outro mundo.
Assistiria 1 milhão de vezes.
O que é o gênero GL nos doramas?
Já o termo GL, que seria algo como “Amor entre Garotas” ou “Girls Love”, originalmente direcionado a mangás e animes que retratam romances entre mulheres, também foi adotado pelos doramas.
O Japão, por sua vez, se destaca como pioneiro em produções cinematográficas que abordam a temática lésbica com profundidade e realismo.
Entretanto, pouco se sabe da história de sua origem.
Minha indicação de dorama GL: GAP

- Sinopse: Anos após Sam (Freen Sarocha Chankimha) salvar Mon (Rebecca Patricia Armstrong) na infância, Mon a idolatra profundamente. Desejando estar perto de sua heroína, Mon consegue um emprego sob o comando de Sam. Ao se reencontrarem no escritório, Mon se choca com a frieza de Sam, que contrasta com a imagem que ela guardava e com seus próprios sonhos. As diferenças entre elas vão além do comportamento: Mon e Sam pertencem a classes sociais distintas e há uma diferença de oito anos entre elas.
- Origem: Tailândia
- Ano de lançamento: 2022
- Formato: série (12 episódios)
Essa série mistura romance, comédia e drama, se destacando pela qualidade de produção. Os cenários e os figurinos são bem bonitos.
Gostei muito da atuação de Freen Sarocha como Sam. Mas o ponto alto é a química entre o casal principal, embora os personagens coadjuvantes também sejam interessantes e bem integrados à trama.
Você vai se cativar rapidamente. Vale muito a pena!
A importância dos doramas BL e GL para a comunidade LGBTQIAPN+
No contexto asiático, especialmente em nações como a China, onde a comunidade LGBTQIAPN+ ainda enfrenta forte conservadorismo, os doramas BL e GL são um gênero social e culturalmente relevante.
Por meio de enredos sensíveis e cativantes, os doramas BL e GL contribuem para a normalização de relacionamentos não-heteroafetivos, promovendo compreensão e representatividade LGBTQIAPN+ não apenas localmente, mas globalmente.
Aliás, essas produções vão além do romance, explorando temas como amizade, família, superação e formação da identidade.
Assim, os doramas LGBTQIAPN+ são essenciais na luta contra estereótipos, na promoção da visibilidade da comunidade e na celebração da diversidade em suas múltiplas formas.
O interesse dos brasileiros por doramas BL e GL reflete a busca por narrativas autênticas e positivas que representem as experiências e realidades da comunidade LGBTQIAPN+. Isso é importantíssimo para nós!
Mais do que entretenimento, essas produções contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e tolerante, onde todas as formas de amor são aceitas e celebradas livremente!
Agora me conta: você já conhecia os doramas BL e GL? Deixe um comentário abaixo e vamos conversar. 🙂