O que é um jogo soulslike? Entenda e veja exemplos

No mundo dos videogames, os RPGs de ação se tornaram um gênero extremamente popular, e como acontece com outros gêneros, ele se desenvolveu com o tempo, buscando inspiração em diversos títulos. Um dos jogos que mais influenciou esse gênero foi Demon’s Souls, da FromSoftware.

Embora a FromSoftware e seu diretor criativo Hidetaka Miyazaki já tivessem experiência com RPGs antes de Demon’s Souls, o lançamento do jogo em 2009 deu início a uma franquia que marcaria não apenas o gênero, mas toda a indústria.

Aliás, em 2020, Demon’s Souls teve um remake lançado para PS5, revitalizando sua jogabilidade e gráficos para uma nova geração de players.

Bem, foi a partir de Demon’s Souls que nasceu o soulslike, um subgênero conhecido por altos níveis de dificuldade e ênfase na narrativa ambiental, geralmente em um cenário de fantasia sombria.

Aliás, soulslike não tem nenhuma relação com roguelike ou roguelite, como pode parecer a princípio.

Tem curiosidade para saber com mais detalhes o que é um jogo soulslike, por que é chamado assim e como é definido? É sobre isso que falarei hoje.

O que é um jogo soulslike?

Elden Ring

Soulslike, como o nome indica, tem como base a “franquia Souls”:

  • Souls (nome da franquia) + like (parecido, em inglês) = ou seja, o gênero soulslike caracteriza jogos parecidos com os da franquia Souls

Bem, a fórmula dos jogos Souls é bastante simples. Os jogadores são desafiados a derrotar inimigos e chefes utilizando uma infinidade de armas e itens diferentes, tudo isso enquanto controlam recursos limitados de saúde e gerenciam o uso da resistência.

Cada jogo da franquia ajustou um pouco essa fórmula, mas todos eles se aproximam dessa mecânica básica.

O objetivo por trás do título original era criar um jogo que fosse punitivo, mas justo, e que tivesse uma história simples na superfície, mas que se tornasse mais conectada e interessante quanto mais o jogador se aprofundasse nela.

Demon’s Souls conseguiu isso criando vários lugares únicos, cada um com seus próprios inimigos e chefes desafiadores, todos ligados por uma história principal.

Os jogadores eram constantemente desafiados por chefes cada vez mais difíceis, mas sabiam que poderiam vencer com perseverança e dedicação. E quando uma área era totalmente vencida, a sensação de conquista era incomparável.

Não é só pancadaria em inimigos difíceis: o gostoso está em explorar

Hollow Knight

Os games soulslike se destacam pelos inimigos brutais e pela jogabilidade implacável, mas o que realmente faz a diferença é a narrativa ambiental profunda que está presente em todos os aspectos do jogo.

Ao contrário da maioria dos games, que entregam a história de bandeja, esse tipo de game convida quem está jogando a desvendar seus segredos através de um processo de investigação mais detalhado.

Você até pode concluir a jornada sem se aprofundar na história, mas a riqueza de detalhes e pistas espalhadas pelo mundo incentivam a busca por um conhecimento mais amplo.

Itens, armas, cenários e até mesmo os personagens contêm fragmentos da história, exigindo que você preste atenção e seja perspicaz para decifrar seus mistérios.

Então, esse tipo de narrativa presente nos jogos soulslike transforma a experiência em algo mais do que apenas derrotar inimigos difíceis e superar desafios. Você sente vontade de explorar, de descobrir, e a recompensa é sempre uma história complexa e instigante.

A jogabilidade soulslike adaptada para outros títulos

Lies of P

Desde que a franquia Souls se tornou tão popular, muitos desenvolvedores tentaram recriar a mesma experiência em seus próprios jogos. Nenhum jogo é uma cópia exata dos títulos icônicos, mas muitos usaram a fórmula como base para criar jogos de sucesso.

Títulos como Nioh e Mortal Shell exemplificam perfeitamente como copiaram a essência da fórmula Souls e a ajustaram ligeiramente para se adequar melhor a cada jogo individual.

Os estilos de combate de ambos os jogos imitam a franquia Souls, focando no gerenciamento da resistência e na execução precisa de ataques e esquivas.

E mesmo que Nioh tenha um enredo bastante direto, ambos apresentam cenários de fantasia sombria. Mortal Shell segue a tradição Souls ao contar histórias complexas e misteriosas que exigem uma análise cuidadosa para serem completamente compreendidas.

Muitos jogos modernos também acrescentaram elementos adicionais à fórmula, como Remnant: From the Ashes, que é um jogo de tiro em terceira pessoa.

Embora os jogos tenham uma jogabilidade diferente dos jogos originais ou de outros soulslikes, os loops centrais de jogabilidade permanecem próximos das raízes de Demon’s Souls.

Outros títulos que podem ser considerados jogos soulslike são:

  • Elden Ring
  • Bloodborne
  • Hollow Knight
  • Lies of P
  • The Surge
  • Lords of the Fallen
  • Steelrising
  • Hellpoint

No fim das contas, nenhum jogo soulslike tenta copiar à risca o que os originais fizeram. Eles trazem um toque próprio à essência dos Soulsborne, mantendo um mundo fascinante e desafios que valem a pena explorar.

Como eu definiria os jogos soulslike?

Uma aventura que não é para todas as pessoas. Não é todo mundo que gosta de encarar desafios tão complexos, mas uma coisa eu garanto: a sensação de conquista ao avançar no jogo e derrotar um boss épico é boa demais.

Agora me conta: você já sabia tudo sobre isso os jogos soulslike? Deixe um comentário abaixo e vamos conversar. 🙂

Compartilhe!
Giovanna Coppola
Giovanna Coppola

Uma das minhas memórias mais antigas sou eu com aproximadamente 6 anos deixando o Mega Drive ligado a noite toda porque não podia perder meu progresso em Sonic the Hedgehog. Além de jogos de videogame, sou apaixonada por tecnologia, cultura geek, arte, k-dramas, café, gatos e mais algumas coisinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *