Roguelike ou roguelite: quais as diferenças e características?

Alguns amam, outros odeiam; o famoso “8 ou 80”. Estou falando dos gêneros roguelike e roguelite.

Da mesma forma que muitas pessoas confundem jogos remake, remaster e reboot, também acontecem confusões entre roguelike e roguelite. Aliás, não há nenhuma relação com soulslike, como pode parecer a princípio.

Bem, embora haja certas diferenças e características sobrepostas, os gêneros roguelike e roguelite têm origens e histórias distintas. É sobre isso que falarei hoje.

O que é roguelike?

Rogue (1980)

Roguelike, como o nome indica, tem como base um jogo intitulado Rogue, lançado em 1980:

  • Rogue (nome do jogo) + like (parecido, em inglês) = ou seja, o gênero roguelike caracteriza um jogo parecido com o jogo Rogue

O jogo Rogue é baseado na exploração de masmorras em busca do famoso Amuleto de Yendor. O que o torna tão único e influente são algumas características marcantes. A principal é a “morte permanente” (ou “permadeath“).

Se você morrer durante o jogo, é game over. Você perde seu personagem e todas as conquistas. Não dá para recarregar um jogo salvo, é preciso começar do zero.

Outra coisa interessante é que, a cada nova tentativa, o jogo cria um mundo totalmente novo de forma aleatória.

Alguns dizem que para ser um verdadeiro roguelike, o jogo também precisa ter combate por turnos, algo que Rogue tem.

Então, essas três características são essenciais em um roguelike: morte permanente, mapas gerados aleatoriamente e combate por turnos.

Por incrível que pareça, há uma definição oficial criada por desenvolvedores para que um jogo seja chamado de roguelike. Em 2008, durante uma conferência de desenvolvedores, foi estabelecida a “Interpretação de Berlim”.

Segundo essa definição, um jogo precisa ter mais cinco características (além das três que já mencionei) para ser considerado um verdadeiro roguelike: movimento em grade, complexidade que permite várias soluções, ações que podem ser feitas a qualquer momento (não-modalidade), gerenciamento de recursos e combate estilo “hack and slash”.

Exemplos famosos de roguelikes são Hack (1982) e sua atualização NetHack (1987), considerado um dos melhores do gênero, Moria (1983), Ancient Domains of Mystery ou ADOM (1994) e Angband (1990).

Curiosamente, a maioria dos roguelikes usa gráficos simples em ASCII.

O que é roguelite?

Dead Cells (2017)

Nos anos 2000, muitos desenvolvedores de jogos independentes começaram a adicionar elementos de roguelike aos seus jogos, como recomeçar do zero toda vez que você morre.

Esses jogos são frequentemente chamados de roguelite (ou “roguelike-like”). Eles não são verdadeiros roguelikes porque só usam alguns aspectos do gênero, adaptando-os para alcançar objetivos diferentes.

Veja só:

  • Rogue (nome do jogo) + lite (leve, em inglês) = ou seja, o gênero roguelite caracteriza um jogo parecido com o jogo Rogue, mas mais leve

Os jogos roguelite geralmente têm morte permanente e mundos gerados aleatoriamente. Mas, enquanto nos roguelikes tradicionais morrer significa começar do zero, nos roguelites a morte tem um propósito diferente.

Quando você morre em um roguelite, consegue manter algumas habilidades ou recursos, permitindo que você vá cada vez mais longe nas próximas jogadas até alcançar o objetivo final.

Assim, nos roguelikes, a morte encerra sua tentativa. Nos roguelites, ela ajuda você a progredir, permitindo que você desbloqueie melhorias permanentes que facilitam as tentativas seguintes.

Além disso, os roguelites costumam misturar vários gêneros, como plataforma, jogos de luta ou até estratégia por turnos, com mecânicas de roguelike. Já os roguelikes são geralmente exploradores de masmorras/RPGs de ação com dificuldade hardcore.

Os jogos roguelite também tendem a ser mais curtos que os roguelikes clássicos.

A DLC Valhalla de God of War Ragnarök, lançada gratuitamente em 2023, adiciona um modo roguelike à aventura de Kratos e companhia.

Aqui estão alguns exemplos de jogos roguelite que você pode querer conferir: Dead Cells (um dos Metroidvanias mais populares atualmente), Hades, Slay the Spire, Crypt of the NecroDancer, Nuclear Throne e FTL: Faster Than Light.

Então, qual é qual?

Para resumir, os jogos roguelike são um gênero que segue certas características essenciais: morte permanente, mapas gerados aleatoriamente e combate por turnos.

os jogos roguelite pegam algumas mecânicas dos roguelikes e misturam com outros gêneros. Eles também têm níveis gerados aleatoriamente e morte permanente, mas você pode manter algumas habilidades ou recursos que ajudam nas próximas tentativas.

A filosofia desses dois gêneros é diferente. Nos roguelikes, o foco está na experiência de jogar e aproveitar o desafio, não necessariamente em vencer. A vitória é possível, mas não é o principal objetivo.

Nos roguelites, a ideia é ter jogadas mais curtas, onde você pode desbloquear habilidades ou personagens para eventualmente vencer o jogo. A meta é encontrar a combinação perfeita de todos os ingredientes necessários para a vitória.

Agora me conta: você já conhecia as diferenças entre roguelike e roguelite? Deixe um comentário abaixo e vamos conversar. 🙂

Compartilhe!
Giovanna Coppola
Giovanna Coppola

Uma das minhas memórias mais antigas sou eu com aproximadamente 6 anos deixando o Mega Drive ligado a noite toda porque não podia perder meu progresso em Sonic the Hedgehog. Além de jogos de videogame, sou apaixonada por tecnologia, cultura geek, arte, k-dramas, café, gatos e mais algumas coisinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *