Os switches, mecanismos que convertem o acionamento da tecla em comandos elétricos interpretados pelo computador, possuem características distintas dependendo de alguns aspectos, principalmente o tipo de acionamento.
Entender os diferentes tipos de switch de teclados mecânicos pode ser um pouco confuso no início.
Eu sei muito bem disse porque, antes de comprar meu primeiro teclado mecânico, uma das coisas que mais pesquisei foi justamente sobre os switches.
Na hora de categorizar, não é tão difícil entender as diferenças, pois há três principais tipos de acionamento nos switches – linear, tátil e de clique:
- Linear (linear): teclas suaves e consistentes sem praticamente nenhum barulho ou sensação de bump (solavanco)
- Tátil (tactile): você sente um pequeno solavanco em cada tecla pressionada e o ruído de clique é moderado
- Clique (clicky): você sente um pequeno solavanco em cada tecla pressionada e o ruído de clique é bem alto
Agora que você já viu um resumo sobre os tipos de switch, que tal conferir mais detalhes sobre cada um deles?
Switch linear: macio como manteiga
O switch linear (linear) é um tipo de switch de atuação suave e consistente, sem nenhum feedback tátil ou ruído.
Os switches lineares são ótimos para pessoas que não gostam da sensação de bump dos switches táteis ou dos ruídos altos dos switches de clique.
Além disso, eles são especialmente usados por quem joga, já que as teclas consistentes permitem mais precisão em jogos altamente competitivos.
Pessoas que preferem movimentos suaves ao digitar também costumam gostar bastante dos switches lineares.
Em outras palavras, gosto de dizer que são ideais para quem “não gosta de sentir que está digitando”.
Switch tátil: com feedback de bump, mas sem o som de “tec tec”
O switch tátil (tactile) é uma boa opção para aqueles que desejam um feedback tátil ao pressionar uma tecla, mas sem um ruído evidente demais, o “tec tec”.
Ele oferece uma sensação de bump ao tocar nas teclas e um leve feedback audível, transmitindo a confirmação de que o comando foi executado com sucesso, aprimorando a precisão da digitação e prevenindo o acionamento acidental de teclas.
No momento, esse é meu tipo de switch favorito.
O switch tátil é uma escolha versátil, adequada tanto para digitação quanto para jogos.
Switch de clique: o barulhento que divide opiniões

O switch de clique (clicky) é polêmico. São poucas as pessoas que amam o switch de clique, muitas que odeiam e algumas outras no meio do caminho.
Bem, esse tipo de switch produz um som bem evidente para avisar que você apertou a tecla até o final, confirmando o comando. Esse switch também fornece feedback tátil, o que ajuda você a saber que a ação foi registrada corretamente.
Tem um ponto bem positivo. Conforme usa, você vai percebendo que quando ouve esse som, pode levantar o dedo da tecla. Com o tempo, isso ajuda a digitar mais rápido, às vezes nem precisando apertar a tecla até o fim.
Mas por que o switch de clique divide opiniões?
Por conta do barulho alto e “agudo” que ele faz. É bastante barulho mesmo, e dependendo da construção do seu teclado, pode ser insuportável depois de algumas horas seguidas digitando ou jogando.
Para você ter uma ideia, mesmo que você aplique uma força mínima em uma tecla com switch de clique, ainda assim produzirá o som.
Eu acho o switch de clique ótimo! Guardado. No armário. Ou como decoração. Em silêncio.
Brincadeiras à parte, não estou dizendo que o switch de clique é ruim. Aliás, nenhum switch é ruim, pois a escolha realmente depende do gosto de quem está utilizando. Apenas não é o meu favorito.
Qual é o melhor tipo de switch para teclado mecânico?
Não existe melhor. Como eu disse, tudo vai depender do seu perfil e do tipo de uso que faz do teclado.
Embora os switches lineares sejam suaves e legais de usar, existem alguns fatores que acho importante você considerar.
Como já vimos, switches lineares não têm feedback tátil ou clique audível. Ou seja, pode ser difícil saber se você já pressionou a tecla até o fim e se já pode soltar.
Também costumo dizer que, só de olhar para um tecla com switch linear, ela já é registrada!
Por tudo isso, os switches lineares são preferidos por jogadores que buscam consistência para pressionar rapidamente teclas e realizar ações.
Pode-se dizer que você chega até o final do pressionamento da tecla com mais velocidade usando um switch linear. Registrando as teclas mais rapidamente, você ganha uma vantagem competitiva nos games.
Já os switches táteis são uma ótima opção para iniciantes ou qualquer pessoa nova em teclados mecânicos. Foi, inclusive, meu primeiro tipo de switch quando abandonei o teclado de membrana.
Como eles produzem um feedback tátil e um som não muito alto, você pode usá-los em um ambiente público sem chamar muita atenção.
Por fim, ao considerar os switches de clique, a primeira coisa que você precisa avaliar é justamente o som.
Embora os sons de clique possam ser agradáveis para você, tenha em mente que é uma faca de dois gumes.
Se você estiver trabalhando em um espaço público ou até mesmo falando em um microfone, o som alto dos switches de clique pode ser irritante ou distrativo para as pessoas ao seu redor.
A resistência dos switches: entendendo a força de atuação

Bem, aprendemos que linear, tátil e de clique são os tipos de acionamento dos switches. Mas existe outro aspecto importante: a “força de atuação”, valor representado em gramas (g).
Por exemplo, os switches Gateron Red têm uma força de atuação de 45g, enquanto os Black da mesma marca têm 50g e, os Green, 80g.
Esse valor é realmente o que parece ser: a quantidade de força necessária para ativar a tecla.
A força de atuação afeta significativamente a experiência geral de digitação do seu teclado mecânico, portanto, compreender esses valores é essencial para decidir qual switch usar.
Para você entender melhor a informação que virá em seguida, onde explicarei sobre as cores do switches, saiba que uma menor força de atuação corresponde a uma menor resistência, enquanto uma maior força de atuação corresponde a uma maior resistência.
Em outras palavras: quanto menor a força de atuação, mais fácil e rápida é a ativação do switch. O mesmo acontece no caminho oposto, ou seja, quanto maior a força de atuação, mais difícil e lenta é a ativação.
Switches mais leves
Os switches com uma força de atuação mais leve são ideais para jogos de ritmo acelerado, permitindo ativar as teclas necessárias em um piscar de olhos.
Esse peso mais leve também ajuda a reduzir a fadiga durante longas horas de jogos ou digitação.
Entretanto, com switches leves, aumentam as chances de ativar teclas acidentalmente.
Switches mais pesados
Os switches mais pesados exigem mais força para serem acionados. Aqui, pressionamentos acidentais de teclas são menos comuns, pois um leve toque em um switch não levará à sua ativação.
Para algumas pessoas, switches com uma força de acionamento maior podem causar fadiga após longas sessões. Por isso, eu recomendo apenas para quem tem uma “mão mais pesada”.
As cores dos switches
Para facilitar a identificação e até a fabricação dos switches, você consegue saber qual é o tipo de acionamento de um switch pela sua cor.
Veja só:
- Vermelho: switch linear com resistência leve
- Amarelo: switch linear com resistência média
- Preto: switch linear com resistência pesada
- Marrom: switch tátil com resistência média
- Transparente: switch tátil com resistência pesada
- Azul: switch de clique com resistência média
- Verde: switch de clique com resistência pesada
Pode haver variações de acordo com a marca e até outras cores de switch, mas o padrão geralmente é esse.
Com essa padronização, você nunca vai encontrar um switch vermelho de clique ou um switch azul linear, por exemplo.
Gostou de conhecer melhor os tipos de switches de teclados mecânicos? Deixe um comentário abaixo e vamos conversar. 🙂
Amei demais, ficou muito bem explicado, várias coisas que eu ainda não sabia <3
Ahhh poxa, fico feliz! Adorei você por aqui. Obrigada pelo carinho! 🙂